O dia-a-dia dum Marciano em Vénus, numa casa de mulheres: Sara (a mãe), Maria Ana, Maria Francisca e Maria Rira (mais a cadela Karina)...

Um tremendo desafio para um homem na idade moderna: como compreender, como falar a linguagem delas, como perceber as suas "mariquices", como ralhar sem fazer chorar, como controlar sem ser controlador, como deixar andar mantendo as meninas vigiadas...ufff! Enfim, como ser dominado e achar que se domina tudo...

Estou a escrever isto e já só quero fugir...

Mas a viagem já começou e este marciano vai a caminho de Vénus, com um bilhete só de ida no bolso (com um grande sorriso de felicidade nos lábios...)...

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ode to an old (special) lady....

"Ele veio ter comigo, era Agosto...um dia... no campo do Bolhão e perguntou-me se queria "falar" com ele. Eu perguntei-lhe: - Mas tu não "falas" com a Quitas? , e ele disse-me "Não. Há mais de uma semana que não "falo" com ela...
No dia seguinte, fui a casa dela: - Quitas, tu não "falas" com o Rufino de Sá? ; - Não, há mais de uma semana ; - E ele deve-te alguma coisa? - Não...Podes "falar" com ele à vontade...
Se ele lhe devesse alguma coisa, não aceitava "falar" com ele, nem queria saber mais dele...
(...)
Naquele tempo, não se usava irem carros aos casamentos, mas ao nosso, ele conseguiu que fossem 6...6 carros!!! (e os seus olhos brilharam e o sorriso abriu-se)
Depois fomos para uma "loja" comer qualquer coisita com os irmãos dele, as irmãs, o meu irmão, o meu pai...e depois ele perguntou-me: - Tens aí alguma regueifa?; eu disse que sim. E fomos a casa do avô dele levar-lhe a regueifa, antes de irmos para casa..."

Se esta história não fosse assim, se por acaso o Rufino de Sá devesse alguma coisa à Quitas, o marciano não estaria a escrever estas linhas neste momento...

Para a "Mina" (como eu e o meu irmão lhe chamamos desde que nascemos), que hoje completa 97 (!!!) anos, um beijo do tamanho da sua idade e que continue a contar-nos esta e outras histórias, da forma que só ela sabe! E já agora, que conte muitos....



Um destes dias, a minha avó disse-me: "Tu, Tiaguinho, bem podes gostar da Ana!!!"
Eu respondi-lhe, irónico: "Mas só mesmo da Ana?!?! E porquê?"
" Porque é a tua cara...vê-se bem que ela é tua filha..."

Por 2 segundos passou-me pela cabeça: Será que a minha avó sabe alguma coisa que eu não? Ou é só um devaneio?

Para disfarçar a minha azia, gracejei: "Eu sei, mas posso gostar nem que seja um bocadinho da Cácá?"
Ela sorriu, e disse-me meia a rir, meia condescendente: "Podes...Mas a Ana é a tua cara...."
uffffffffffff

PS- E tal como é seu expresso desejo todos os anos, hoje é dia de jantar na Pizza Hut...

Nenhum comentário:

Postar um comentário